Amazing Runs Ilha do Mel
Visual IncrívelOrganizaçãoRespeito ao corredorVibe
Valor salgadinhoDificuldade na logística
9.2Nota
Organização9
Dificuldade6.5
Kit9.1
Visual10
Segurança9.4
Valor (Desafio da Butuca)7
Votação do Leitor 4 Votos
9.7

Existem algumas provas que nos motivam muito antes de acontecerem, esse é o caso do Desafio da Butuca organizado pela Amazing Runs. Estivemos na Ilha do Mel para essa aventura e aqui segue o relato desse final de semana regado a muito trail running e paisagens fantásticas.

AmzRunARs_0852Pra quem não conhece a prova, essa é um evento de dois dias que conta com quatro “corridas”, duas largam no sábado e duas largam no domingo. São distâncias que atendem todos os corredores desde os iniciantes até os de longa distância que se distribuem entre os 5, 9, 14 e 21km ou encaram o Desafio da Butuca aonde os atletas largam para 14km no sábado e 21km no domingo. Tem aventura suficiente para qualquer corredor de trilha se sentir feliz em um lugar muito mais do que especial. A prova se desenrola uma ilha do litoral paranaense chamada Ilha do Mel que é conhecida por ser um lugar mágico de reserva ambiental, realmente uma atração e tanto.

Rumamos para o litoral já na sexta-feira para poder descansar melhor e a chuva não dava trégua um minuto sequer. De Curitiba até Praia de Leste não tivemos sossego e já estávamos pensando se a prova seria tudo aquilo que estávamos esperando já que a ilha é um lugar bem nativo e um montante desse de chuva podia mudar tudo por lá. Acordamos no sábado com muita chuva ainda mas nos vestimos e rumamos para a barca acreditando em um desfecho positivo dessa água toda. Positivo é a palavra que descreve esse Race Report daqui pra frente.

Quando a barca ligou os motores e rumou para a Ilha parece que um botão foi girado e a chuva parou trazendo pelas mãos um sol lindo que iluminava a todos naquela manhã molhada de sábado. O trecho até a ilha é muito bonito e já foi deixando todo mundo ali relaxado e feliz por estar ali naquele momento (ainda mais por estar indo para uma corrida rsrs). Chegando lá a organização estava incrivelmente impecável, as tendas estavam bem organizadas com várias opções de serviços para os corredores como posto médico, massagem e guarda volumes. Tudo muito simples, devido as restrições de equipamento e material que podem ser levados até a ilha, mas completamente funcional e bem organizado.

13240120_1175699452461272_5392994231044087999_n
As corridas foram incríveis, é até difícil falar sobre a prova em si porque ela é realmente apenas um capítulo dessa festa que é a Amazing Runs Ilha do Mel, os trechos eram muito bem marcados e foi a prova mais exata que já corremos em termos de marcação, parecia que as placas de distância estavam sincronizadas com o Garmin porque era passar ao lado delas que o danado apitava nos trazendo a parcial do km, realmente impressionante. Passamos por pontos lindos da ilha como a Fortaleza e a subida do Farol. A prova tinha bastante staff durante o percurso, nitidamente podia-se perceber que a organização fez questão de chamar a galera da ilha para ajudar e isso fez a diferença durante a corrida. Super empolgados, incentivavam os corredores a cada trecho, cada um do seu jeito mas todos muito felizes e realmente imersos no clima da corrida (com exceção das 3 meninas que conversamos no começo da corrida, as quais pedimos uma informação sobre o chip e recebemos a resposta: “Cara, não sei. Não sei muito bem o que eu to fazendo aqui. Eu só tenho que dizer que é pra ir pra lá. Mas pede pro careca ali que ele vai saber te responder.” Rsrs, mesmo confusas, resolveram nosso problema encaminhando para o responsável). A chuva castigou um pouco o segundo dia porque realmente após aquele sol lindo do sábado, foi a noite chegar que a chuva veio junto não dando trégua por toda a noite. Os raios indicavam que era muita água que caia e isso deu uma castigada no pessoal mas nada que tirasse a aventura e o desafio que essa prova proporciona a todos.

AmzRunANs_0324 SITEJá corremos em alguns lugares com vistas fantásticas de cume, mas em resumo podemos dizer que a Amazing Runs Ilha do Mel é a prova mais bonita (do começo ao fim) que já corremos até hoje. Um evento lindo que junta corredores de todos os níveis em um lugar preservado e que mantém viva aquela chama da conservação ambiental e do respeito a natureza. Com uma organização funcionando como um reloginho, tudo que precisamos antes/durante/depois da prova foi atendido com muita simplicidade e uma facilidade digna de um trabalho muito bem feito. O material da prova é muito bonito assim como o kit que tem itens muito legais, ficamos também tocados com o respeito e a valorização que o pessoal da Amazing Runs tem com os corredores nas suas redes sociais e durante o evento, é muito bom se sentir querido e respeitado principalmente em tempos como hoje em que algumas organização estão cada vez menos humanas e humildes. Evento aprovado com louvor que vai entrar pro calendário do Vida de Triatleta SEM DÚVIDA, é pra recarregar as energias de qualquer um.

Nos vemos no Desafio da Baleia Franca.

Andre Raittz

(Para a galera dos números, o Strava do primeiro dia está NESSE LINK)