Como matéria de abertura da minha coluna, venho apresentar à vocês um pouco da historia desse esporte fascinante e empolgante, que uma vez experimentado não tem como parar!

Muitos de vocês podem achar que o triathlon surgiu através do Iron Man, no Hawaii. Não foi bem por ai que a historia começou. O triathlon surgiu no ano de 1974, em San Diego Califórnia, como uma forma de treinamento para um clube de atletismo. Eles utilizavam o ciclismo e a corrida como complemento dos treinos no período de base, e ao final desse período era realizado uma competição para testar o nível de treinamento dos atletas. Esse formato deu tão certo, que em apenas 2 anos o numero de participantes quase dobrou ( de 55 para 95 atletas) e o numero de provas triplicou (de apenas 01 evento por ano para 03). Algumas mudanças nas distâncias também ocorreram pois as distancias disputados no primeiro ano eram de 500m de natação, 15 km de bike e 5 km de corrida. Com a entrada dos salva-vidas na disputa (1975), eles notaram que algumas mudanças deveriam ser feitas, pois os atletas de atletismo levavam grande vantagem. Assim no ano de 1976 as distancias passaram a ser 700m de natação, 15km de bike e 4,5km de corrida.

O tão conhecido Iron Man, surgiu em 1978 no Hawaii, como um desafio entre amigos. Eles queriam saber quem era o mais resistente dos atletas, o nadador, o ciclista ou o corredor. Surgiu então um desafio extremo, onde o mais resistente dos atletas seria o que fizesse as distancias mais difíceis da ilha, que eram de 3,8km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195km de corrida. No Brasil o esporte teve a sua primeira competição oficial em 1983 no RJ.

O triathlon tornou-se um esporte olímpico apenas em Sidney, ano 2000. Nesse ano o Brasil contou com a presença de 3 atletas masculino e 3 atletas feminino, numero maximo de atletas permitido por pais. Os atletas masculino foram: Juraci Moreira, Leandro Macedo e Armando Barcellos. No feminino foram: Carla Moreno, Mariana Ohata e Sandra Soldan.

Atualmente contamos com 5 formatos bem conhecidos de provas que são:

– Sprint triathlon (ou short triathlon) 750m natação, 20 km bike e 5 km corrida

– Olimpico:  1,5 km natação, 40 km bike e 10 km corrida

– Longa distancia: 3km natação, 80 km bike e 20 km corrida

– Meio-Iron Man: 1,9km natação, 90 km bike e 21 km corrida

– Iron Man: 3,8 km natação, 180 km bike e 42 km corrida

Dentre as quais apenas as distancias short, olímpico e longa distancias são provas oficiais reconhecidas pela ITU (international triathlon union).

Atualmente o triathlon é pratico por mais de 1 milhão de pessoas ao redor do mundo e a grande razão para isso é essa grande variedade de distancias que o esporte oferece. Os atletas tem opção de provas que duram de 1 hora a ate 15 horas, o que abre um leque muito grande opções!

Sei que muitos de vocês devem estar perguntando agora: mas ele não vai falar nada sobre o vacuo? E sobre as subidas tremendas no tri olímpico? E essas varias voltas que os atletas dão hj em dia…? Calma pessoal, nas próximas publicações falarei sobre isso!

Por enquanto é isso pessoal, um grande abraço e bons treinos a todos! Ate a próxima coluna!!!

Rafael Scuissiatto

 

Lembrando que as opiniões acima são de única e exclusiva responsabilidade do colaborador, podendo não representar uma nota oficial do Vida de Triatleta. Para entrar em contato com o autor, use o link abaixo.