Início de ano, é a hora que todo mundo aproveita para colocar a vida em dia e começar o ano de uma forma organizada. Eu também sou dessa turma. Após as férias, a volta ao treino é uma boa hora de começar a fazer tudo certo.

Sem ir com muita sede ao pote, é indicado começar devagar e respeitando o seu corpo. Retornar a rotina, aos treinos e ao ritmo, um passo de cada vez. A calma no início da temporada auxilia a prevenção de lesões e todo o período de “base” será feito com maior qualidade.

Além da paciência na volta aos treinos vale aproveitar o período do ano e dar aquele visita ao médico e fazer um super check-up. Sempre no início do ano faço a minha visita ao médico esportivo (clínico geral) e faço o famoso teste de VO2. Exame geral de sangue também é feito para ver se tudo esta funcionado direito e se a nutricionista terá que ter algum cuidado especial na dieta.

A visita a nutricionista é de praxe, início do ano com planos e objetivos ela é uma das primeiras a ser visitada, mas a continuidade durante o ano ao trabalho é tão importante quanto a primeira visita do ano. (como todo o peso das férias…)

Dentista, dermatologista e ginecologista (para a mulherada) também não escapam. A saúde dental reflete ao corpo inteiro. Atletas outdoors que treinam expostos ao sol devem ter um acompanhamento de um dermatologista e se cuidar MUITO com o sol. Isso não é papo de mãe, é coisa séria! Não só pelas rugas do futuro, mas como a prevenção do câncer de pele e outras doenças.

Sobre a ginecologista nem preciso falar nada, né atletas?  Desse assunto acredito que é válido um post especial sobre o ciclo menstrual, a gravidez e as mulheres no esporte. #Aguardem

E para o pessoal que convive com lesão, o tratamento deve ser intenso nesse início do ano para aguentar o tranco da temporada zerado de dor. Sessões de fisioterapia e acompanhamento de um médico especializado tem um efeito bem mais rápido e de sucesso do que tratamento caseiro!

Esse é um post de alerta e convidativo para você cuidar, não só da sua performance,  mas da sua saúde!

Bons treinos e bom início da temporada 😉

Luca Glaser

Lembrando que as opiniões acima são de única e exclusiva responsabilidade do colaborador, podendo não representar uma nota oficial do Vida de Triatleta. Para entrar em contato com o autor, use o link abaixo.