01 de maio. Entramos no mês mais esperado por vários atletas que irão largar no Ironman Florianópolis 2014, no dia 25 de maio às 07h da manhã. Muitos estão contando os segundos, alguns não vêem a hora de chegar a tão esperada semana de polimento, outros querendo mais algumas semanas de treinos.  Todos ajustando os últimos detalhes: equipamentos, alimentação, vestuário, hospedagem e logística da viagem.

Se fosse apenas treinar para um Ironman, seria fácil completar a prova. Mas o universo que envolve a participação de um atleta neste evento é enorme. E é por isso que escrevo sobre este tema no dia de hoje, no primeiro dia do mês que irá te consagrar um verdadeiro “Homem de Ferro”. E te digo apenas uma coisa, CALMA. Essa reta final merece muita atenção, o dobro de dedicação e o triplo de paciência. Não deixe nada para a última hora, antecipe tudo o que for preciso. Leve tudo o que puder de casa, não deixe para comprar nada lá. Foque no seu corpo, na sua recuperação e alimentação. Uma bobiada pode te resultar uma gripe, uma lesão ou algum imprevisto desnecessário nesta fase.

Mas ao mesmo tempo que te digo para não se afobar, aconselho a vivenciar esse clima de pré-prova, com sabedoria. Mentalize suas ações, a retirada do kit, o check-in da bike, mentalize cada momento da sua prova para planejar o grande dia. Sem pressão, apenas para alinhar as ideias e as atividades que irá fazer.

Converse, bata papo, pegue dicas, leia artigos e blog e assista vídeos no youtube. Se prepare para uma semana de fortes emoções, mas vá com confiança. Independente do seu objetivo, da sua trajetória até aqui, todos estarão lá com o propósito de cruzar a linha de chegada. Foque e desfrute de um dos momentos que irão marcar sua vida para sempre.

Esse texto é apenas para dizer que maio chegou e que o seu sonho começou já no primeiro treino que você fez visando a prova do dia 25. Então viva cada momento e nos encontramos em Floripa, estarei na torcida por todos!

😉

Luca Glaser

Lembrando que as opiniões acima são de única e exclusiva responsabilidade do colaborador, podendo não representar uma opinião oficial do Vida de Triatleta. Para entrar em contato com o autor, use o link abaixo.