Olá triatletas!!!

Na minha coluna dessa quinzena, gostaria de falar com vocês sobre uma coisa muito importante em nossos treinos outdoor: A SEGURANÇA!!!

Freqüentemente ouvimos falar de atletas assaltados, atropelados e algumas vezes chegando ao óbito durante os treinos. Isso não acontece apenas quando estamos pedalando, mas também acontece quando estamos correndo nas ruas/estradas. Nem sempre a culpa é exclusivamente de motoristas imprudentes ou desrespeitosos com os outros, as vezes a culpa pode estar com nós atletas.

Quem nunca chegou em casa estressado do trabalho e saiu correndo cantando aquela musica que não sai da cabeça ou falando sozinho e quando se deu conta já havia atravessado 4 quadras? Eu particularmente faço isso com grande freqüência, inclusive quando estou pedalando. Por mais que seu sub-consciente esteja trabalhando nesse momento, a falta de atenção causa muitos acidentes.  Mas na minha opinião a maior das distrações esta em ouvir musica enquanto treinamos, principalmente quando estamos em locais com fluxo de carros liberado. O MP3 tira complemente a atenção das pessoas, alem de “tirar” um dos sentidos mais importantes: A audição. Quando estamos treinando e escutando musica, nossa audição esta praticamente inteira tomada pela musica, tirando esse sentido que seria usado para escutar uma freada de carro, um caminhão passando, moto se aproximando ou uma buzinada. Eu sei que muitas vezes temos treinos longos para fazer e que a musica acaba sendo um grande parceiro, incentivando e ajudando a passar mais rápido o treino, mas não faça uso dessa ferramenta sempre. Procure usar o seu MP3 apenas quando estiver em parques ou autódromo, pois nesses locais a chance de ocorrer algum acidente é muito pequena. Mesmo nesses locais, use apenas 01 fone de ouvido, deixe o volume baixo para que você possa escutar o ambiente que esta a sua volta. Quando estiver em parques correndo com musica, preste atenção para não invadir as pistas exclusivas de bicicletas. Durante os treinos de ciclismo, tirando os treinos realizados um autódromo ou velódromo, não use MP3! Você precisa de total atenção no transito. No momento que somos ciclistas, nós temos que cuidar de nós, dos pedestres, dos carros, dos caminhões, das motos… Temos que ser totalmente defensivos durante o treino. Sempre fique ligado nas entradas e saídas na estrada! Você pode prever o comportamento dos motoristas se ficar atento ao que esta acontecendo. Quando você tiver que cruzar a estrada, olhe varias vezes para traz para ver se você pode fazer essa manobra. Recentemente um atleta da seleção brasileira de ciclismo morreu atropelado ao fazer isso sem prestar atenção. Use óculos (claro ou escuro) sempre que for pedalar, eles protegem seus olhos de pedras, poeira, bichos… Conheço atletas que caíram no treino porque estavam sem óculos e alguma coisa entrou no olho. E claro, sempre use capacete!!!

Durante os treinos noturnos, sempre use roupas claras! A maioria das roupas de corrida e dos tênis tem faixas refletivas, use-as! Se for pedalar de noite, sempre use lanterna dianteira e luz traseira. Durante a noite, sua atenção deve ser o dobro da normal.

Lembre-se que a sua segurança vem antes de qualquer coisa durante um treino. Eu sei que ficamos nervosos por ter que frear durante um tiro de ciclismo ou ter que parar durante um treino de corrida para atravessar a rua… Mas é melhor terminar o treino bem, mesmo que a sua média abaixe um pouco, do que não terminar o treino!

Bons treinos a todos!!!!!!!

Abraço

Rafael Scuissiatto

Lembrando que as opiniões acima são de única e exclusiva responsabilidade do colaborador, podendo não representar uma nota oficial do Vida de Triatleta. Para entrar em contato com o autor, use o link abaixo.