Olá triathletas!!!

Um feliz ano novo a todos!

Após um período de descanso, estou de volta ao vidadetriatleta.com.br para compartilhar algumas idéias e um pouco da minha experiência com vocês!

Nessa primeira coluna do ano, vou falar um pouco sobre como planejar um ano inteiro de competições e treinamentos.

Sempre que um ano se inicia vem junto às promessas: vou treinar mais, vou competir mais, vou ser 100% planilha, vou guardar dinheiro, emagrecer, arrumar uma namorada… Coisas que sempre prometemos e nem sempre cumprimos! Rsrsrs. Mas quando falamos nos treinos, isso não depende somente de você. Depende de você e do seu técnico. Fazer um planejamento junto com o seu técnico é fundamental, pois não esqueça que ele é que irá elaborar todo o programa de treinamentos para o ano. Nesse momento, seja realista nas provas que quer fazer, com a quantidade de provas e escute seu técnico (parece brincadeira, mas tem vários atletas que não escutam a opinião do técnico). Escolha as provas alvo que você quer ir bem, não importa a distancia. Como técnico de triathlon, eu gosto de colocar algumas provas como “prova teste” antes da prova alvo dos meus atletas, para que possíveis erros sejam detectados e corrigidos a tempo da prova alvo, alem de dar um “ritmo de prova” ao treinamento.

Quando colocamos um objetivo muito distante, a parte psicológica tem uma grande participação. Então criar formas de variar os treinamentos ajudam bastante a manter a cabeça no lugar e com foco no objetivo. Grandes planejamentos exigem muito do atleta e do técnico. Os dois tem que estar em grande sintonia para que os objetivos sejam alcançados!  Sempre de um “feedback” ao seu técnico, ele pode adaptar o seu planejamento para que os treinos fiquem mais agradáveis e seu rendimento não caia. Altos e baixos são normais durante um ano de competições, mas isso pode ser minimizado com um bom planejamento junto ao seu técnico!

Então fica a dica: seja realista e use e abuse do seu técnico! Um bom planejamento lhe garante um bom ano de treinos e competições!

Bons treinos!

Grande abraço!

Rafael Scuissiatto

Lembrando que as opiniões acima são de única e exclusiva responsabilidade do colaborador, podendo não representar uma nota oficial do Vida de Triatleta. Para entrar em contato com o autor, use o link abaixo.