Enfim chegou o fim de semana do Sesc Caiobá! A maior festa do triathlon paranaense começa a receber seus convidados e o litoral começa a ser invadido pelos amantes do nadapedalacorre. Agora é só festa, curtir a vibe, pegar uma praia, relaxar… NÃO, pera… E o meu equipamento? E o deslocamento? Alimentação? Logística? Como faz? É sobre isso que o Especial Swimex vai tratar hoje: preparativos!

Vamos repartir esse post em logística pré-prova, dia da prova e check-list:

  • Pré-Prova: Saia com antecedência, isso vai influenciar diretamente no seu processo de descanso, alimentação e planejamento. Tanto o simpósio quanto a retirada do kit são coisas MUITO importantes também, chegue com antecedência e participe (informação nunca é demais). Tenha certeza que a bike está bem presa ao carro ou que você protegeu devidamente o seu equipamento, separar os equipamentos em sacolas individuais podem te ajudar a visualizar tudo. DURMA CEDO. Imprevistos acontecem, por isso trate de ser prevenido e se garanta, afinal, o preparativo sofrido de tantos meses para a prova não merece ser atrapalhado por preguiça não é?
  • Dia da prova: Acorde cedo. Acordar com uma ou duas horas de antecedência implicam em um café da manhã de mais qualidade, um bom banho pra acordar e também ajudam a cabeça a funcionar melhor no horário do check-list que costuma ser BEM cedo. É um momento bem importante então é legal que você esteja bem disposto e sabendo muito bem o que está fazendo para não complicar a sua prova. Separe as suas coisas do mesmo jeito que você fazia nos treinos, deixe tudo da maneira mais familiar possível, na adrenalina da transição não vai haver muito espaço para parar, pensar e se organizar. Após achar que tudo está perfeito, revise novamente a alimentação e hidratação (isso pode fazer diferença entre um record pessoal e uma prova sofrida). Faça os aquecimentos, independente de você estar querendo curtir aquela vibe maravilhosa da prova eles são fundamentais. Se você é aluno de assessoria ou tem um técnico presente vá até eles, interaja, converse, isso ajuda muito a superar a ansiedade e ficar mais relaxado. Alinhe-se na largada com antecedência e se posicione de acordo com o seu nível de natação, se você não é o Chicão ou um dos nadadores ninjas do pelotão se coloque mais no meio ou no fundão, você vai perder alguns segundos mas pode fazer muita diferença na hora de completar o seu trajeto da maneira como planejou (natação de triathlon é selva, prepare-se o corpo para a guerra e o coração para o amor, curta o momento mas se cuide afinal você não está mais na piscina da academia). Tomados esses cuidados a sua prova com certeza estará mais tranquila, foque naquilo que foi treinado nos últimos meses e vai com tudo afinal você sabe do que é capaz!

CHECK-LIST: Em transições de Triathlon costumamos ver de tudo, atleta que esqueceu tênis, gel, sacola, câmara reserva e pasmem, até bicicleta. Fazer um check-list é muito importante para ajudar na organização em momentos de ansiedade e euforia (como costumam ser as provas por aí), juntamos algumas referências, perguntamos aos nossos técnicos e elaboramos uma lista para que você não esqueça de nada e possa ir mais tranquilo para a prova. Vamos lá!:

NATAÇÃO

  • (  ) – Touca
  • (  ) – Óculos de natação (é bom ter mais de um, para o caso de um acidente)
  • (  ) – Top e Bermuda/Macaquinho
  • (  ) – Roupa de borracha (quando permitido pela organização da prova)

CICLISMO

  •  (  ) – Bicicleta
  • (  ) – Rodas de competição (verifique estado dos pneus e câmaras)
  • (  ) – Capacete
  • (  ) – Sapatilha (devidamente presa aos pedais com elástico ou soltas)
  • (  ) – Caramanholas com água ou isotônico
  • (  ) – Câmara Reserva (MUITO IMPORTANTE)
  • (  ) – Bomba / Cartucho CO2
  • (  ) – Kit de ferramentas para reparo rápido
  • (  ) – Lubrificante
  • (  ) – Gel para o ciclismo

CORRIDA

  •  (  ) – Tênis (com cadarço elástico)
  • (  ) – Porta-número
  • (  ) – Gel para a corrida
  • (  ) – Boné ou viseira de triathlon (opcional)
  • (  ) – Meias (opcional)

GERALZÃO

  • (  ) –Protetor Solar
  • (  ) – Óculos Reserva
  • (  ) – Relógio ou GPS
  • (  ) – Hidratação e alimentação antes da prova
  • (  ) – Meias de compressão e manguito (caso sinta necessidade)
  • (  ) –Roupa seca
  • (  ) – Elástico de dinheiro (para prender as sapatilhas)
  • (  ) – Fita adesiva (para grudar gel na bike)
  • (  ) – Bomba de pé para pneu

Parece que é uma coisa simples mas demanda MUITA organização e preparação, tenha certeza que tudo está aonde devia estar e aproveite a sua prova. Itens como: boné, chinelo, roupa para aquecimento, documentos, dinheiro, despertador (importante), roupas sociais, tênis confortável, câmera, celular, seguro da bike, remédios de uso contínuo (caso faça uso), material de treino (caso vá rodar no local da prova para se ambientar) e música sempre são importantes na hora de se organizar. Imprima esse post se quiser e vá reunindo tudo, com certeza sua viagem será mais tranquila e a sua prova vai fluir do jeito que você planejou.

Esse é o último post do Especial SWIMEX – SESC CAIOBÁ, uma excelente prova a todos e que domingo seja um dia mais do que especial!

Swimex – Porque você tem a vida pela frente.