Conhecida como a “menina dos olhos” da maioria dos triatletas amadores pelo mundo a fora, o Ironman é uma competição ímpar e pode ser muito complexa para quem não vivencia o esporte diariamente. Se você ainda não está familiarizado com os termos, é novo no esporte ou quer conhecer um pouquinho mais dessa prova esse post é perfeito para você.

O QUE É O IRONMAN?

Trata-se de uma prova de Triathlon, conhecida por ser a competição (que começa e termina no mesmo dia) mais dura do mundo no esporte profissional (e amador automaticamente). A partir do momento que é dada a largada os atletas precisam nadar 3.8km, pedalar 180km e correr 42km sem intervalos (cada atleta é responsável pelo próprio andamento dentro da competição porém o relógio nunca para). Foi “inventada” em 1978 no Hawaii, quando os atletas da ilha resolveram fazer um teste para ver quem seria o melhor atleta dentre os nadadores da Travessia de Waikiki que contava com 3800m de natação, os ciclistas da Around-Oahu Bike Race que percorria 180km nos fortes ventos da ilha ou os velozes corredores dos 42km da Honolulu Marathon. Os atletas deveriam fazer as 3 competições no mesmo dia e quem chegasse primeiro seria o “homem de ferro” da ilha, essa loucura só foi batizada e até hoje triatletas do mundo todo retornam a Kona para o Campeonato Mundial da distância que se mantem fiel a ilha até hoje. O limite de tempo para a conclusão da prova é de 17 horas sendo que ela é concluída em aproximadamente 8:30h pelos profissionais (média) e em aproximadamente 12h pelos amadores (média). O recorde da distância pertence ao alemão Andreas Raelert que cumpriu a distância em assombrosas 7h 41min 33seg.

andreas-raelert-breaks-triathlon-world-record

COMO FUNCIONA?

Antes da prova em si começar, é preciso reservar um espaço para falar da feira que acontece nos dias que antecedem a prova. Conhecida por ser uma das feiras mais legais do esporte mundial várias marcas de equipamentos e ações de marketing com os atletas são realizadas, vale muito a pena dar uma passada para conhecer um pouco mais do esporte (inclusive esse ano a nossa parceira Nutrishape estará presente junto com a Pacific Health com brindes, degustação, sorteios, etc… Se você vai a Floripa não deixe de visitar!). A primeira modalidade a ser percorrida é a natação. Como existem vários tipos de provas da distância no mundo (que são batizadas com o nome do lugar em que as mesmas são sediadas, como IRONMAN Brasil, IRONMAN Fortaleza, IRONMAN Texas, etc…) e não são todos os lugares em que pode-se ter uma logística segura para uma volta completa de 3800m, alguns lugares quebram essa distância em 2 ou 3 voltas para facilitar o monitoramento e a segurança dos atletas. O triatleta deve percorrer a distância contornando as boias posicionadas no mar (ou no lago, se for essa a ocasião) de forma contínua. Por motivos óbvios não existem postos de hidratação ou alimentação nessa etapa que é finalizada após o triatleta sair da água e passar pelo tapete de cronometragem rumo a área de transição.

1472916_620857864640631_312764622_nA área de transição é aonde todas as tralhas ficam guardadas para que o atleta possa fazer a sua própria logística, é lá que o tênis, viseira, capacete, bicicleta, comidas, toalha e qualquer coisa desejada fica guardada desde que caiba no espaço determinado pela organização da prova para cada atleta. Saindo da água todos os participantes da prova precisam necessariamente passar pela área de transição, pegar a sua bike e seguir para os 180km de ciclismo.

O ciclismo pode ser apresentado em 1 grande volta de 180km (como é feito no mundial da distância em Kona) ou mais voltas totalizando a distância (como é feito no IRONMAN Fortaleza por exemplo). O triatleta é responsável pela sua própria alimentação e passa por postos de hidratação durante o percurso, sendo também responsável pela manutenção da sua própria bicicleta. É proibido a utilização do vácuo do ciclista da frente (aonde o ciclista que anda logo atrás pode se beneficiar com uma economia de 30% de energia), sendo assim todos os ciclistas são obrigados pelo regulamento a respeitarem uma distância de aproximadamente 9 metros sendo penalizados no não cumprimento dessa norma podendo ser até excluídos da prova em caso de reincidência. As ultrapassagens são liberadas porém cada ciclista tem um período específico para ficar na “zona de vácuo”, isso é, tem X segundos para fazer a ultrapassagem senão pode ser penalizado.  Ao terminar o ciclismo o triatleta passa pelo tapete de cronometragem na chegada da bike e dirige-se novamente a área de transição para deixar a bike no seu lugar e sair para a última etapa da competição, os 42km de corrida.

1425657_620850607974690_1467218319_n

A maratona do IRONMAN para muitos é o momento mais dramático da prova, após nadar 3.800m e pedalar 180km seu corpo está em um estado de fadiga considerável e sair para correr uma maratona nessas condições pode assustar, porém a maioria dos atletas que está ali vem de uma preparação exaustiva para a prova, aliviando um pouco o peso das condições. A corrida é a parte mais simples da prova, trata-se de uma maratona normal, com postos de hidratação durante o caminho com as mesmas regras que são aplicadas nas corridas de rua (é proibido o uso de “pacers” e de ajuda externa). Também pode ser desenhada em um percurso único de 42 ou de 2 ou mais voltas ficando a cargo da organizadora do evento monitorar e registrar cada volta do corredor. Costuma-se dizer que não existe ateu após o km 30 da maratona do Iron e essa talvez seja uma das verdades mais aplicáveis da história do esporte porém após cumpridos os 42km o triatleta finalmente pode levantar as mãos e dizer EU SOU UM IRONMAN, o que significa muito para a maioria dos atletas mais duros do mundo.

A CLASSIFICAÇÃO

Para que seja montado o quadro de colocações, é pego o tempo líquido de cada atleta e é feita uma lista em ordem crescente. As classificações são organizadas por GERAL (tempo total sem distinção) e por CATEGORIAS DE IDADE (geralmente distribuídas de 5 em 5 anos, dos 18 aos +85). Em cada competição de IRONMAN são distribuídas as tão sonhadas vagas para o Campeonato Mundial da distância, aonde os primeiros de cada categoria (as vagas oscilam para cada categoria, indo de 1 a 8 slots para cada aproximadamente) estão classificados e podem fazer a inscrição para a maior e mais badalada prova de IRONMAN do mundo. O atleta não recebe qualquer ajuda de custo para participar desse evento e precisa efetuar o pagamento da inscrição ali no ato da premiação, perdendo a vaga caso não o faça e abrindo assim lugar para o próximo da lista.

10013589_874289875964094_4549495539516514285_n

RESUMÃO

O IRONMAN é um triathlon de longa distância, MUITO duro, que cobre uma distância enorme em um mesmo dia. A maior premiação que os amadores podem receber é uma vaga para fazer tudo isso de novo no Hawaii, além de uma sensação perene e eterna de que NADA é impossível. Louco esse nosso esporte não é mesmo?

Mais dúvidas? Escreva para contato@vidadetriatleta.com.br ou comente logo abaixo! Esperamos vocês no starlist em breve.