Lá no ano passado, antes de começar a rotina dos treinos para o Triathlon ou de sequer saber que realmente era a modalidade dos 3 esportes a qual eu queria para a minha vida, eu comecei a me informar sobre esse assunto de multi-modalidades e fiquei surpreso pela quantidade de opções que eu tinha.

Símbolo do Triathlon Olímpico

Lendo sobre todas elas, me apaixonei pelo Triathlon, até porque era uma cisma de criança que eu tinha. Lembro que um dia eu, no auge dos meus 8 ou 9 anos, estava assistindo na televisão um programa sobre Atletismo (na época eu praticava corrida de pista) quando o mesmo se encerrou e logo depois começou a passar um compacto de uma prova de Triathlon. Aquilo pra mim parecia surreal, maluco nadar 1.5km ae depois sair pedalando mais 40km e descer da bike pra correr mais 10km parecia quase como uma coisa de super-herói, uma tragédia grega anunciada em que ganharia quem sobrevivesse a essas distâncias (coisa que eu achava MUITO difícil de acontecer). O tempo passou, nunca mais tive contato com essa modalidade sobre-humana até Janeiro desse ano, quando já tinha feito uma base de corrida e ciclismo e decidi enfrentar o monstro de peito aberto! rsrs Pra todo mundo entender do que se trata de fato, vamos as formalidades:

Segundo o dicionário o Triathlon é: Uma atividade esportiva que reúne três modalidades diferentes. Parece bem lógico, mas é que na verdade o conceito é simples assim mesmo.  O esporte basicamente é uma atividade contínua, formada por 3 modalidades esportivas em que os atletas competem nadando, pedalando e correndo no formato de contrarelógio (quem chegar primeiro, vence). O início do esporte ainda é incerto, alguns dizem que o Triathlon moderno surgiu por volta da década de 70, outros que na década de 60 já haviam fortes indícios de competições multi-modalidade espalhadas pelo mundo, mas o que é certo e registrado é que a primeira grande competição do esporte aconteceu em 1978 no Hawaii. John Collins, comandante da marinha norte americana na época, conversava com amigos em algum bar na grande ilha sobre qual seria o melhor e mais resistente atleta da atualidade, se eram os nadadores que completavam a travessia na baía de Waikiki (3,8km), se eram os ciclistas que completavam a volta ciclística de Oahu (180km) ou os corredores que queimavam o asfalto na Maratona de Honolulu (42.195m). Entre umas cervejas e uns submarinos a mais (provavelmente) eles bolaram uma nova prova, a prova do verdadeiro Ironman, que consistia em juntar todas as competições em uma só. A primeira edição contou com 15 bravos guerreiros, desses 15, apenas 12 concluíram a prova e levaram mais de 12 horas para conseguir essa façanha. Estava dada a largada para a difusão do Triathlon pelo mundo. Em 2000 estreamos nos jogos olímpicos de Sidney e o esporte tem colecionado mais adeptos a cada dia que passa.

Craig Alexander na chegada do seu terceiro título mundial de Ironman em Kona/Hawaii.

É comum encontrarmos vários tipos de provas de Triathlon por aí, as mais comuns (e suas distâncias) são:

* Fast Triathlon – 150 a 300 metros de natação/ 4 a 8 km de ciclismo/  1 a 2 km de corrida (prova composta por 3 baterias).

* Sprint Triathlon – 760 metros de natação / 20 km de ciclismo / 5 km de corrida

* Triathlon Olímpico – 1.5 km de natação / 40 km de ciclismo / 10 km de corrida

* Meio-Ironman ou Ironman 70.3 – 1.9 Km de natação / 90 km de ciclismo/ 21 Km de corrida

* Ironman –  3.8 km de natação / 180 km de ciclismo/ 42 km de corrida

* Ultraman –  10 km de natação / 421 km de ciclismo/ 84 km de corrida

Englobando os esportes que são constituídos por mais de um fundamento, assim como o Triathlon, podemos encontrar uma vasta lista de atividades como o Aquabike (Natação + Ciclismo), o Pedal Paddle Run (Ciclismo, Caiaque, Corrida), o Triathlon de Inverno (Corrida, Mountain Bike, Sky Cross Country), o Modern Pentathlon (hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo, corrida)  o Decathlon (100m rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400m rasos, 110m com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo, 1500m), dentre várias outras opções. Dessas todas, o que mais se parece com o nosso querido Triathlon (em termos de fisiologia e dinâmica do exercício) e que os triatletas costumam competir como forma de treinamento, são:

* Aquathlon – Modalidade de corrida contínua de dois estágios composta por Natação + Corrida. As distâncias não tem um padrão e variam bastante de competição para competição.

* Duathlon – Modalidade também contínua porém formada por três estágios e compreende os fundamentos de Corrida, Ciclismo, Corrida. Com as distâncias variadas também, o Duathlon tenta seguir mais ou menos os moldes do Triathlon se “inspirando” nas distâncias do Sprint, do Olímpico e do Meio-Iron para compor o seu quadro.

É certo que eu sou suspeito a falar de esportes que incluem multimodalidades, partindo do pressuposto de que eu amo o esporte que pratico e tenho verdadeira adoração pelos meus treinos, porém é nítido e factual que esportes que tenham mais de uma modalidade são muito mais divertidos! rsrs Além de ser uma aula de adaptabilidade ao corpo, a cabeça funciona de forma mais funcional melhorando cada vez mais os impulsos de coordenação assim como o corpo vai se tornando muito mais saudável e treinado devido ao fato de que várias modalidades significam vários grupos musculares trabalhando em grande esforço durante uma mesma prova. É o verdadeiro teste para saber se você está pronto para utilizar e levar o seu corpo até o limite e ultrapassá-lo.

Alistar Brownlee (Ouro) e Javier Gomez (Prata) esgotados após darem o máximo nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

A partir dessa semana, uma nova categoria vai ser criada aqui no blog, ela se chama PROVAS. Vai rolar muita informação sobre as provas, datas em que elas vão acontecer, qual é o circuito, formatos, categorias, informações, enfim… Tudo o que a gente sempre precisa saber a respeito das provas que pensa em participar. Agora que a gente (me incluo pois precisei dar uma estudada antes de escrever esse post) já sabe mais sobre todos esses esportes multi-modalidades, tá na hora de escolher um deles e começar a treinar! A cabeça agradece! Eu já escolhi o meu, Triathlon por vida!

Andre Raittz

TARJA DE APOIO DIARIO NEW