Nós brasileiros temos uma carência muito grande de programas especiais voltados para o varejo. Devido ao “Custo Brasil” tudo aqui fica mais difícil e as empresas não conseguem aplicar as mesmas condições que são comuns em outros países. A Nike deu um grande passo para quebrar esse paradigma e está operando no Brasil um novo programa de relacionamento chamado: AME OU DEVOLVA. Nós testamos e segue abaixo como foi a nossa experiência.

O que é o Ame ou Devolva?

É um programa de relacionamentos da Nike, inspirado na política da marca, que visa gerar a melhor experiência possível aos seus compradores oferecendo um conceito de produto e não apenas vendendo tênis ou roupas. Você compra um dos tênis que fazem parte do programa e tem 30 dias para testá-lo nas mais variadas situações, para avaliar com certeza se consegue se adaptar ao produto. Caso a resposta seja negativa, você recebe o seu dinheiro de volta na forma de estorno do cartão de crédito ou em um vale compras do mesmo valor para adquirir qualquer produto no site. No Brasil apenas alguns modelos entram no programa, são eles: Odyssey 2, Flyknit Streak 6, Streak LT3 e Streak 5.

Como foi a nossa experiência:

img_4696

Nike Streak LT3 adquirido por nós, via site.

Escolhemos um dos tênis participantes da campanha e fizemos uma compra via Cartão de Crédito.

 

Dia da compra: 21/10

Modelo: Nike Zoom Streak LT3

Cadastro no site www.nike.com.br, pagamento pelo cartão em 10x

Valor R$ 349,90

 

O pagamento foi processado no dia 24/10 pela manhã, três dias após a compra. Em outros momentos (outras compras) o site da Nike também demorou um pouco para fazer essa aprovação o que não é muito legal para quem está na expectativa de receber logo o seu produto novo. Aprovado o pagamento, o tênis foi entregue para a transportadora no dia 25/10 e estava entregue no dia 26/10, 5 dias após a realização da compra, dois dias após a confirmação do pagamento. PONTO POSITIVO para a Nike.

Não completou nem um dia dentro da caixa e o LT3 já estava rodando, fizemos alguns testes na pista, rodagem, rua, parque e realmente o tênis não agradou. Como essa é uma avaliação do programa e não do tênis especificamente vamos pular para a parte da troca(o review do tênis estará disponível em breve na nossa aba Reviews)

Demos entrada no processo de devolução via site, entramos no pedido e clicamos no balão: Trocas e Devoluções – CLIQUE AQUI PARA EFETUÁ-LA. Selecionamos a opção INSATISFAÇÃO porém o site ficou em um eterno AGUARDE que não evoluía para nada. Ali já começamos a ficar incrédulos que o processo funcionaria tão bem. Resolvemos então entrar em contato via E-mail (reportamos toda a situação e explicamos claramente o que desejávamos) e foi aí que a mágica simplesmente aconteceu, no prazo das 24h dadas pelo site, um atendente MUITO educado e prestativo se colocou a disposição para ajudar e a partir dali as respostas via e-mail pareciam um chat de tão rápidas, o atendente foi nos indicando o caminho para a devolução com muita clareza e cordialidade, e nos enviou um código para levarmos o produto até os Correios. Sem questionamentos, sem dificuldades. Incrivelmente surpreendente.

img_47122222222

Comprovante de Frete Reverso pago pela Nike

Chegando nos Correios, outra boa notícia. O frete já estava pago pela Nike e seguia via Sedex para a sede da empresa. Tampouco o tênis chegou lá e o sistema dos Correios avisou que o produto estava entregue, o mesmo atendente nos enviou a devolução financeira que optamos lá atrás: o vale compras no site no valor integral do produto (não optamos pelo estorno do cartão de crédito pois gostaríamos de ver como a empresa nos atenderia em uma troca).

Optamos dessa vez pelo Nike Zoom Racer, que estava com um grande desconto de Black Friday, e sem pormenores o cupom foi aplicado instantaneamente no valor da promoção e a diferença foi cobrada (R$ 100,00) nas mesmas várias vezes no cartão. O novo tênis que foi pedido em uma sexta-feira chegou de forma surpreendente em Curitiba na segunda-feira as 08:30 da manhã!

A que conclusão chegamos:

img_4845

Nike Flyknit Racer pronto para ganhar as ruas

O programa Ame ou Devolva é uma iniciativa honesta, de confiança e muito bonita oferecida pela Nike. Em tempos no Brasil aonde nos vemos cercados por empresas que querem levar vantagem em tudo a Nike dá um voto de confiança ao mercado e oferece toda a sua qualidade de gestão, conceito e diferencial em um programa completamente voltado ao consumidor aonde a satisfação vem em primeiro lugar. O processamento do cartão de crédito ainda pode ser melhorado pois esse delay deixa o consumidor inseguro em um primeiro momento (assim como o sistema de trocas via painel), mas tanto o frete absurdamente rápido quanto o atendimento humanizado, de qualidade e eficiente não nos deixam dúvida de que o programa tem tudo para ser um sucesso. Viramos fãs, parabéns Nike.

 

Programa AME OU DEVOLVA da Nike - Avaliação
Rapidez na EntregaAtendimentoPosicionamentoOportunidade
Lentidão na aprovação do pagamentoProblema na troca via painel
4.8Nota
Atendimento
Logística
Sistema
Inovação
Confiabilidade
Votação do Leitor 1 Voto