REVIEW: Asics Noosa Tri 8
EstiloResfriamento
Amortecimento DuroPouco Específico para o Segmento
74%Valor Total
Funcionalidade66%
Durabilidade66%
Conforto86%
Inovação71%
Custo-Benefício81%
Votação do Leitor 1 Voto
66%

Vamos começar nossa sessão de reviews com um grande “best seller” do mundo do triathlon e das corridas de fundo, o colorido Asics Noosa Tri 8.

REVIEW

Conhecido por ser um tênis de longa distância esse clássico da Asics está no mercado a algum tempo e a cada ano vem melhorando suas características consideravelmente. Pesando apenas 275g esse tênis alia conforto ao amortecimento sendo uma boa pedida tanto para o triathlon quanto para as corridas de rua sendo a opção preferida de muitos atletas do Brasil e do exterior. O Noosa conta com o famoso sistema de amortecimento de Gel da Asics que a décadas vem sendo desenvolvido pela empresa afim de estabilizar e amortecer o impacto causado pela corrida, assim como uma pequena placa mais rígida chamada DuoMax que auxilia no controle da pronação (pelo fato de que tanto as corridas de longa distância quanto o triathlon proporcionarem até para o corredor de pisada neutra uma leve pronação devido ao esforço e ao desgaste da musculatura). Com uma palmilha toda perfurada e um mesh respirável composto por um tecido que mais parece uma malha vazada, o tênis oferece um ótimo sistema de resfriamento do pé, controlando o inchaço e mantendo a estabilidade.

NOOSA 4FOTOS

Confesso que desde o primeiro dia em que tive a oportunidade de ter acesso a esse tênis fiquei bastante empolgado em testá-lo, a Asics pensando no atleta envia junto com ele um cadarço de elástico para ser usado no caso da necessidade de uma transição rápida e isso já me ganhou na hora, é muito bom ver grandes empresas pensando no triatleta em específico. Realizei várias atividades com ele, desde caminhadas e atividades corriqueiras até treinos de transição e uma meia maratona por isso consegui avaliar muitas coisas. A primeira coisa que percebi logo de cara é que o tênis é super confortável e pelo menos pra mim foi quase como um equipamento anti-bolhas, sofria muito com esse problema e após começar a usar o Noosa Tri regularmente esse problema literalmente sumiu! Notei também que o amortecimento do tênis é efetivo e que o equipamento realmente cumpre o que promete quando o assunto é longa distância, apesar de ser um tênis um pouco “duro” ele trabalha muito bem. Tive um problema com uma dorzinha no meio do pé esquerdo que parecia ser originada na plaquinha anti-pronação cuja qual eu não estava acostumado a usar porém ao mudar a maneira de amarrar o calçado esse problema se resolveu e continuei os testes sem problemas, segundo o site oficial da empresa o sistema Duomax é um conjunto de elementos que visa neutralizar o processo agressivo da pronação excessiva através de uma dupla camada de solado na entresola, amenizando o impacto e estabilizando o atleta, para quem não está acostumado com esse tipo de equipamento a sensação é um pouco diferente (principalmente depois de 15km rodados) mas com o tempo tudo normaliza.

Pontos fortes:

  • Ventilação excelente.
  • Conforto.
  • Amortecimento efetivo.
  • Visual diferenciado

Pontos fracos:

  • Pouca tração.

DADOS TECNICOS POST DE REVIEW

Esse é tênis definitivamente vai entrar para a minha lista de preferidos, tenho usado ele frequentemente e a resposta tem sido muito boa tanto no conforto quanto na prevenção das temidas bolhas e machucados causados pelo atrito. O Noosa Tri realmente faz jus a sua fama de “best seller”  e só depois de ter usado esse clássico posso entender porque é tão difícil achar esse tênis nas prateleiras Brasil afora, os seus treinos de rodagem ganham muito tendo ele como aliado e o armário fica ainda mais colorido.

Andre Raittz.