Quando recebemos essa joia da Garmin sabíamos que ia levar tempo para conseguir conhecer e aproveitar todos os recursos do novo Garmin 920xt. Pois bem, a espera acabou e finalmente conseguimos reunir em uma só postagem a avaliação desse GPS que veio para dominar o mercado das multimodalidades.

FR920XT-FR910XT-SizeComparison_thumb

Garmin 910xt e 920xt

Ao tirar da caixa já percebe-se o trabalho que a empresa teve em redesenhar o novo 920xt, o design é muito diferente do seu precursor, o 910xt. Muito mais leve e clean o novo dispositivo da Garmin tem uma cara até de ser um pouco frágil em um primeiro momento, o que não se sustenta por muito tempo já que a peça é completamente tecnológica e moderna (o que nos deixa empolgados logo na primeira vez que o colocamos no pulso). Quem está esperando uma continuação do antigo 910 se frustra assim que mexe no 920 pela primeira vez, as funções e operações foram completamente redesenhadas assim como o sistema de menus e configurações. Vários atletas que colaboram com o Vida de Triatleta confessaram ter ficado um pouco “confusos” no começo pois esperavam uma operacionalidade similar ao 910 e quando precisaram configurar o novo GPS se perderam um pouquinho. Mas isso é algo que tem acontecido apenas com quem já estava acostumado com o modelo anterior porque na prática o novo 920xt é até mais prático e fácil de usar do que o 910xt.

12573230_1089202517777633_713473864579162789_n

Um GPS leve que pode facilmente ser usado diariamente como relógio.

É muito difícil avaliar esse tipo de equipamento pois ele trás muita coisa boa no mesmo lugar, na prática o novo Garmin 920xt é um aparelho moderno, desenhado para ser um sistema e não apenas um relógio. Ele auxilia o atleta em várias questões dentro e fora do esporte. A duração da bateria foi completamente redesenhada e agora opera por semanas no modo Stand By (relógio + contador de passos e monitoramento de sono) o que estimula o atleta a usá-lo 24h por dia e não apenas durante os treinamentos. Alguns dos recursos dele se aplicam ao pessoal lá de fora, pois aqui no Brasil ainda infelizmente não temos uma conexão tão forte entre dispositivos que nos permita aproveitar 100% desses equipamentos, porém nós listamos os principais recursos que os brasileiros podem curtir desse novo GPS. NESSE LINK você pode dar uma olhada no vídeo lindão de lançamento da Garmin e abaixo dar uma conferida no nosso review. Vamos lá:

Virtual Partner: Um dos recursos mais legais da Garmin está refeito também nessa versão do 920, com uma medida de GPS mais precisa você pode configurar um objetivo (correr X para TANTO, ou se manter a X batimentos, por exemplo) e o relógio cria um adversário virtual que faz o percurso assim que você aperta no start mantendo a velocidade da sua meta. Assim você sabe exatamente se está a frente ou se está lento demais para conseguir aquela marca ou simplesmente se está muito lento/rápido no seu ritmo ideal do longo de fim de semana. Usamos muito e aprovamos.

03172246818634

Alta conectividade (ANT+, Bluetooth e Wi-Fi)

Acompanhar Ao-Vivo: O novo 920 traz essa funcionalidade que promete ser algo super legal na vida do pessoal que gosta de ser acompanhado. Como nesse relógio existe a possibilidade de conectar gps e celular através de bluetooth, o atleta através da conexão 3G pode criar um streaming do seu treino e enviar a pessoas específicas. Como funciona? Você entra no site da Garmin e cadastra e-mails específicos de pessoas que receberão o link da sua transmissão quando você estiver online (seu treinador, amigos ou esposa/marido por exemplo). Assim que você sai pra treinar você pode conectar o seu GPS ao seu celular e habilitar a opção de acompanhamento ao vivo e essas pessoas receberão no e-mail um link que as redireciona para uma página aonde é mostrado no mapa aonde você está, a que velocidade está indo, cadência, ritmo cardíaco, elevação, etc… Todos os dados que você tem no GPS, na tela do computador de quem você quer que o acompanhe. Parece coisa de cinema mas não é.

BLA

Gráficos de Vo2 e Estimativas.

Estimativa de Vo2 e Tempo de Recuperação: Através de protocolos específicos contidos no manual do relógio você pode fazer corridas e testes de ciclismo para estimar seu Vo2 máximo e FTP (desde que equipado com um medidor de potência). Esses dados são salvos no gps e são usados após as suas sessões de treinamento para estimar o seu tempo de recuperação até uma próxima sessão do mesmo estilo. O 920 também tem um sistema inteligente de acompanhamento de performance, então as vezes quando você sair pra treinar após uma sessão dura de treinamento, nos primeiros quilômetros ele vai fazer uma média dos seus batimentos cardíacos, compará-los a sua média de ritmo e emitir uma opinião sobre a sua recuperação, baseado na última sessão de treino que você fez. É toda uma nova tecnologia da Garmin trabalhando para facilitar a vida do atleta.

Planejamento de Treinos: Essa função já existia no 910xt mas foi redesenhada para o 920. Você pode criar treinos específicos (como os intervalados de corrida, os famosos treinos de tiro) e executá-los com uma ajuda sinistra do seu GPS. Ele avisa quando o treino vai começar, em que ritmo você precisa correr, se está lento ou rápido demais nos tiros e ainda conta o tempo dos intervalos pra você. É realmente uma mão na roda para quem tem dificuldade de contar intervalos e tudo mais, você só precisa dar o start e fazer força, o resto deixa por conta do 920xt.

Controle da VIRB: Essa é uma funcionalidade legal para quem usa as câmeras de ação da Garmin. Através do 920 você pode operar a câmera a distância, isso é muito útil para quando ela está no seu capacete ou presa abaixo do selim por exemplo. Você pode dar o start e o pause na câmera sem precisar fazer manobras muito arriscadas, o que pode ser muito interessante pra quem gosta de registrar os treinamentos.

Tempo de contato com o solo e Oscilação Vertical: Uma atração alucinante para quem leva a conquista de uma boa técnica a sério. O novo 920xt trás dentro das suas estatísticas de treino os dados de quanto tempo o seu pé fica em contato com o solo ao correr e o quanto o corredor oscila verticalmente na hora da corrida. Isso é fundamental para acompanhar a evolução da sua corrida já que uma técnica bem executada tem padrões bem específicos dessas duas métricas que podem ser alcançadas através de muito treino. Dentro do Garmin Connect o atleta pode criar um perfil de gráficos para acompanhar a sua evolução nesses quesitos traçando objetivos e cumprindo metas. No tempo que ficamos com esse aparelho acompanhamos esse quesito fazendo um trabalho específico de técnica e deu pra perceber que não é apenas história pra boi dormir, as estatísticas são super fiéis e podem ajudar muita gente que está a procura da técnica perfeita.

image_thumb6

Gráficos completos de Cadência, Deslocamento Vertical e Tempo de Contato com o Solo.

Monitoramento de atividades fora do esporte: Na nossa opinião talvez essa seja a principal nova função do Garmin 920xt. O relógio está equipado com uma tecnologia super maluca da Garmin que monitora através de acelerômetros a atividade do usuário quando não está treinando (até pode avisar o cabra se ele está parado demais, mandando um aviso vibratório de MOVIMENTE-SE!). Isso é muito legal pois trás uma funcionalidade nova ao Garmin Connect (rede de dados da Garmin pra onde os dados dos treinos são enviados) que exibe estatísticas, gráficos e dados sobre o seu dia-a-dia. O sono também é monitorado, você configura no GPS a hora que frequentemente vai dormir e ele monitora a qualidade do seu sono traçando pontos específicos de stress durante a noite. Junto com a balança digital da Garmin por exemplo, o usuário pode ter em um mesmo lugar o acompanhamento do seu peso, percentual de gordura, massa muscular, gasto calórico diário, qualidade de sono e treinamento. É o sonho de qualquer atleta que leva a sério o esporte e gosta de acompanhar através de números relevantes como a sua performance está sendo afetada pelos treinos ou pelos seus hábitos. Uma funcionalidade realmente INCRÍVEL que se usada com sabedoria pode ser um divisor de águas na vida de qualquer atleta.

maxresdefault

O novo 920xt redefine o padrão de gps multimodalidades e vem para dominar o mercado do Triathlon.

Outras atrações interessantes do novo 920xt:

  • Possibilidade de envio de treinos para o Garmin Connect via Bluetooth
  • Possibilidade de instalação de apps de terceiros abrindo o aparelho para personalizações
  • Novos alertas e alarmes
  • Nova cinta cardíaca mais confortável e durável
  • Conexão via Wi-Fi (upload automáticos dos treinos e estatísticas diárias quando conectado a rede)
  • Metrônomo (para os viciados em cadência, é um sonho de consumo)
  • Armazenamento de melhores marcas e aviso comemorativos quando as mesmas são superadas.

RESUMO E CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após uma semana de uso e adaptação as novidades do 920xt é muito difícil deixá-lo de lado. O equipamento tem realmente um diferencial incrível e é capaz de conquistar até o coração mais peludo daqueles amantes restritos e eternos defensores do “treino-livre-de-tecnologia”. Seu peso leve ajuda na adaptação e a facilidade de conexão com vários dispositivos torna a experiência muito mais divertida. A coleta dos dados ganhou novas métricas que auxiliam muito aqueles que gostam de acompanhar minuciosamente a sua evolução e aos que tem metas específicas dentro dos 3 esportes assim como a possibilidade de acompanhamento diário fora dos treinos abre um leque muito legal a ser explorado. Definitivamente o Garmin 920xt não é só um GPS e sim todo um sistema esportivo desenhado para auxiliar e dar suporte ao atleta 24 horas por dia. Se você é um atleta que pratica uma das modalidades (um nadador, ciclista ou corredor) o investimento pode ser um pouco salgado e a própria Garmin pode ter outras opções com um custo benefício mais interessante porém se você é triatleta e está procurando um aparelho que te monitore da forma mais moderna possível durante todas as fases do triathlon, esse até agora é O investimento. Melhor GPS multimodalidades que já testamos, definitivamente.

DADOS TECNICOSGARMIN920

Garmin 920xt
RápidoPrecisoFuncionalidades EspecíficasLeveModerno
Valor
9Nota
Durabilidade7.6
Tecnologia9.6
Visual8.9
Peso9.4
Precisão9
Adaptação a outros dispositivos 9.5
Preço7.1
Votação do Leitor 28 Votos
5.6