Review: Garmin Edge 810
Sistema RedesenhadoFuncionalidades realmente úteis Praticidade e Durabilidade
Preço
83%Valor Total
Funcionalidade75%
Durabilidade93%
Inovação80%
Praticidade83%
Custo-Benefício85%
Votação do Leitor 2 Votos
83%

Acompanhar o seu desempenho dentro do esporte é tão importante quanto a sua rotina de treinos, sabendo disso a Garmin desenvolveu talvez um de seus produtos mais funcionais para o ciclismo desde a sua fundação. Trata-se do Garmin Edge 810 . 

GAMIN_EDGE-5

Garmin Edge 810

Desenvolvido para ser o braço direito do ciclista durante o seu treinamento em duas rodas, esse GPS da Garmin proporciona todo o aporte necessário, intra e pós treino, para que o atleta não se preocupe em nada além de fazer força no pedal. Desenvolvido para o uso exclusivo do ciclismo o Edge 810 inova e com certeza esbanja todo o diferencial da empresa dentro do segmento. De treinos pré-programados a alertas visuais e integração social esse aparelho é capaz de ser uma espécie de assistente no seu dia a dia, o principal direcionamento desse modelo é justamente aproximar os atletas através do seu poderoso sistema de manutenção e armazenamento de dados, que gerencia as performances e promove a interação entre os ciclistas praticamente em tempo real.

Dá pra ter uma ideia do potencial do aparelho nesse belíssimo vídeo produzido pela equipe da Garmin para promover o equipamento, se você ainda não viu dá só uma olhada:

Ter a possibilidade de notificar o seu grupo durante os treinamentos da semana é com certeza um motivador a mais, da pra perceber que o aparelho propicia uma grande gama de dados armazenados como velocidade, cadência, batimento cardíaco, potência, ritmo, tempo, ascendência, além de ter um design ergonômico e uma tela poderosa, capaz de ser resistente e sensível ao mesmo tempo. Vamos a nossa experiência com o produto:

Impressões após tirar da caixa: Definitivamente o 810 parece sim ser um equipamento de ponta, é bonito, tem peso de “coisa de verdade” e vem com muitos periféricos. A cinta é realmente diferenciada, tem conforto, o acabamento é de primeira e o sensor além de grande é muito preciso. Ao ligar pela primeira vez o Garmin demora um pouquinho até iniciar o sistema mas depois funciona sem travar e com muita estabilidade. É possível personalizá-lo de acordo com as suas preferências de forma simples e rápida mesmo sem nunca ter tido contato com esse tipo de equipamento. Ele reconhece os sensores ANT+ com uma facilidade INCRÍVEL e ao emparelhar o equipamento com o iPhone ele adquire funcionalidades maravilhosas como o sincronismo direto com a Garmin Connect por exemplo. A primeira impressão é a melhor possível.

Impressões após o primeiro treino: É incrível como alguns produtos desenhados especificamente para um determinado esporte fazem a diferença nesse mundo das multimodalidades. A principal característica que nota-se já no primeiro treino com o 810 é justamente como faz diferença usar um GPS de ciclismo para pedalar, equipamentos em forma de relógio são super práticos e extremamente eficientes mas ter os dados em uma tela grande no meio do seu guidão torna a experiência MUITO mais interessante. Estamos constantemente direcionando nossos treinos através da wattagem, da cadência, velocidade, batimento cardíaco e ter todos esses dados de forma visível  de forma prática sem precisar tirar a mão do guiador faz TODA a diferença. O processamento do Edge é realmente diferenciado, o GPS é rápido e os acessórios são encontrados com muita facilidade (que inclusive se mantém estáveis durante todo o treino sem perda de sinal). É muito mais prático administrar a gravação dos dados porque o 810 é desenhado para oferecer praticidade na hora da navegação. Ações como lap, pause e navegação nas telas personalizáveis é muito facilitada. O touch é bem resistente e tem uma pressão legal para a situação em que o atleta se encontra.

GAMIN_EDGE-4-2

Praticidade na palma da mão.

Impressões após duas semanas de uso: Gerenciar os treinos de ciclismo realmente fica mais prático com o Edge 810.  Como ele é um aparelho que vai além de só auxiliar na execução do treino, fazer a administração dos seus dados fica muito mais simples pois ele mesmo se organiza e auxilia no feedback. O ganho durante as atividades é considerável mas acredito que dessa vez um dos maiores benefícios é o pós treino. O 810 vem com uma interação incrível por bluetooth que é capaz de sincronizar tudo o que é realizado  na estrada com o seu Garmin Connect em segundos o que poupa um tempão pois economiza aquele processo de pegar cabo USB, jogar pro PC e fazer upload para o site (o que na verdade nem é tão trabalhoso assim pois a empresa trabalhou arduamente para simplificar todos os processos, maaas se temos acesso a toda essa tecnologia porque não usá-la?). Também é possível fazer download de mapas para o dispositivo e programar as atividades no site para executar depois no treino (uma ferramenta fantástica, pouco utilizada por atletas e treinadores aqui no Brasil) o que torna o dia a dia muito mais prático dando a opção do atleta ter na tela do seu GPS as zonas de treinamento, alertas e intervalos referentes a sua atividade do dia.

Para tornar esse review mais prático, separamos algumas das principais atrações desse equipamento para que você possa ter ideia do que esse GPS é capaz. Navegue pelo menu abaixo para conhecer o potencial do novo Garmin Edge 810:

[tabgroup]

[tab title=”MAPAS/TREINOS”]

Uma das funcionalidades redesenhadas nessa versão do Edge foi o upload de dados para DENTRO do dispositivo, isso inclui dois itens dos quais nós julgamos absurdamente úteis e relevantes: MAPAS e TREINOS.

Mapas: Quem nunca precisou pedalar em um lugar novo e ficou com medo de sobrar do pelotão e não ter a mínima ideia de como voltar pra casa? Com essa funcionalidade aprimorada o 810 nunca mais vai te deixar sozinho por aí, você pode fazer o download dos mapas via Garmin Connect e enviar diretamente para o gps através de um cartão de memória. Durante o treino a navegação pode ser feita na tela do aparelho de forma muito prática e simples salvando até o mais perdido dos ciclistas em um momento de emergência ou guiando até os mais experientes em novas aventuras.

Foto: Ray

Mapas na tela do Edge 810. (Foto: Ray)

Treinos: Nós ciclistas, triatletas ou não, sabemos o quanto pode ser chato ter que decorar aqueles treinos infinitos antes de sair de casa (15 minutos solto, 5 min forte, 5 min A1, 10 km forte, 5 min fácil, 15 km crono, 10 min fácil, 5 km forte, 15 min solto… por exemplo). Imagine só se existisse a possibilidade de programar todos esses treinos no computador e depois enviar para o seu GPS que no dia seguinte iria te ajudar durante o treino alertando e indicando tudo que deve ser feito através de sinais sonoros e alertas visuais… Não, pera. O Edge 810 faz isso! Essa função foi completamente remodelada para ficar mais simples e eficiente, chega de levar aqueles pequenos rascunhos que molham nos primeiros 10 km e ficam ilegíveis prejudicando todo o andamento do treino, agora tudo está na palma da mão para que você nunca mais dê o cano no seu treinador culpando a memória curta ou uma chuva repentina que molhou o seu papelzinho.

Mapas/Treinos: Para completar a sua independência ciclística, que tal programar os seus treinos no site e pedir ao seu treinador uma dica de percurso para realizá-lo? Além de te guiar por novos caminhos o GPS vai te avisando o que você precisa fazer e em qual intensidade. É a tecnologia trabalhando a serviço da performance.

[/tab]

[tab title=”RIVAL VIRTUAL”]

Uma das funções aprimoradas que mais pode interessar aos triatletas é justamente o Rival Virtual. Como fazemos muitos treinos de contra-relógio, medir e desenvolver nosso esforço por um determinado número de tempo ou de quilômetros pode ser tornar uma tarefa não tão fácil de ser mensurada, fazendo com que todo o esforço se perca em meio a fadiga do pós treino e a referência do treinamento vá por água abaixo. Por isso além de salvar todos os detalhes dos nossos treinos o Edge 810 oferece essa funcionalidade especial que ajuda muito os contra-relogistas de plantão, é possível programar uma determinada intensidade ou velocidade (por exemplo: cobrir 40km com uma média de 40km/h ou 290 watts caso você tenha um potenciômetro) e acompanhar o desenvolvimento do seu pedal através da tela. Nessa funcionalidade o ecrã com vários e diversos números e estatísticas dá lugar ao seu rival e pequenos valores de referência, nele o edge indica se você está na frente ou atrás na “corrida” contra si mesmo. Existe também a opção de você usar o Virtual Racer, que é a mesma coisa que o Rival Virtual porém você pode competir contra um treino seu existente no seu Garmin Connect, um treino de um amigo no mesmo segmento ou até mesmo contra um treino de um ciclista PRO que tenha feito o upload para o site. A brincadeira fica cada vez melhor.

P1070143_thumb2

Virtual Racer (foto: Ray)

[/tab]

[tab title=”BLUETOOTH”]

Presenciamos o fim da era dos cabos e hoje estamos definitivamente vivendo a era do “Air Connection”. Equipamentos estão aprimorando cada vez mais esse tipo de conexão para que o usuário tenha uma experiência realmente mais prática e funcional, o Garmin Edge 810 é completamente integrado a transmissão de dados via Bluetooth e tem uma interação fantástica com o sistema iOS. Através do aplicativo “Connect” o usuário sincroniza apenas uma vez o dispositivo com o celular e pronto, todas as vezes que o aparelho estiver perto do seu Edge e com o bluetooth ativado o mesmo irá sincronizar e varrer o sistema atrás de arquivos de atividades que possam ser automaticamente enviados para o site ou atrás de treinos e segmentos que possam ser enviados para o dispositivo. Através do aprimoramento do sistema do Fenix, a Garmin incluiu uma série de possibilidades nessa integração, como o Live Tracking por exemplo aonde amigos que estejam conectados no seu Garmin Connect ou email cadastrados podem receber o seu treino em tempo real em uma tela que mostra o mapa, seu deslocamento, cadência, velocidade e qualquer dado que você queira exibir (não é preciso uma conta na Garmin para visualizar os dados, é só clicar e assistir). Também é possível controlar o envio de dados via Edge e receber todas as informações de tempo e clima direto do seu celular, essas informações serão gravadas junto com o seu treino e torna a análise dos seus dados bem mais completa (até porque caso o seu ritmo cardíaco do treino esteja muito acima da sua média, pode consultar o clima no dia do treino para saber se o sol forte ou o calor não influenciou, etc…). Apesar de não ser tão comum aqui no Brasil ainda, o Edge 810 também sincroniza com balanças de peso ou bioimpedância, para que você possa atualizar os seus dados de maneira precisa e ele possa fazer os cálculos exatos de calorias gastas.

[/tab]

[tab title=”DADOS GERAIS”]

Dados físicos e de desempenho:

Dimensões da unidade, LxAxP 2,0″ x 3,7″ x 1,0″ (5,1 x 9,3 x 2,5 cm)
Tamanho do visor, LxA 1,4″ x 2,2″ (3,6 x 5,5 cm); 2.6″ (6,6 cm) diagonal
Resolução do visor, LxA 160 x 240 pixels, tela sensível ao toque
Tela sensível ao toque Sim
Peso 3,5 oz (98,0 g)
Bateria íons de lítio recarregáveis
Duração da bateria até 17 horas
Classificação de impermeabilidade IPX7
Habilitado com GPS Sim
Receptor de alta sensibilidade Sim

Mapas e memória:

Mapa base Sim
Capacidade de incluir mapas Sim
Aceita cartões de dados Cartão microSD™ (algumas versões incluem um cartão microSD CityNavigator)
Histórico de voltas até 180 horas
Paradas/Favoritos/Localizações 200
Rotas Limitado pelo espaço disponível na memória

Funcionalidades e Vantagens:

Monitor de batimentos cardíacos Sim (algumas versões)
Sensor de velocidade/cadência de bicicleta Sim (algumas versões)
Contador de passos Não
Sincronização automática (transfere automaticamente os dados para o seu computador) Não
Compatível com Garmin Connect™ (comunidade on-line onde é possível analisar, categorizar e compartilhar dados) Sim
Virtual Partner® (treinar contra um competidor digital) Sim
Virtual Racer™ (Competir contra outras atividades) Não
Percursos (competir contra atividades anteriores) Sim
Auto Pause® (pausar e retomar o timer com base na velocidade) Sim
Auto Lap® (iniciar automaticamente uma nova volta) Sim
Rolagem automática (virar as páginas de dados durante o exercício) Sim
Esportes múltiplos (alterar a modalidade do esporte com o simples toque de um botão) Não
Exercícios avançados (criar exercícios personalizados com base nas metas) Sim
Alerta de ritmo (acionar um alarme quando há variação do ritmo pré-definido) Não
Alerta de tempo/distância (acionar um alarme quando atingir o objetivo) Sim
Alerta de vibração: (escolha entre tons de alerta/ou alerta de vibração). Não
Treinamento nos intervalos (definir exercícios e descanso nos intervalos) Sim
Computação de calorias com base na freqüência cardíaca Sim
Training Effect (Mede o impacto de uma atividade na sua capacidade física aeróbica) Não
Tela(s) personalizável (personalizáveis) Sim
Altímetro barométrico Sim
Transferência unidade a unidade (compartilha dados sem fio com unidades similares) Não
Compatível com medidor de energia (exibe dados de forças de terceiros compatíveis com os medidores de energia ANT+™ habilitados) Sim (grava os dados aprox. 1 por segundo)
Temperatura (apresenta e grava a temperatura enquanto conduz) Sim
Relógio esportivo Não
Adicional Temperatura em operação: -20 °C a +60 °CRecursos conectados via smartphone: simGLONASS: nãoCompatível com Garmin Connect™ Mobile: sim

[/tab]

[/tabgroup] Traduzindo em poucas palavras, o Garmin Edge 810 é um eletrônico que definitivamente pode ser adicionado a lista de futuros investimentos de qualquer ciclista. Um equipamento eficiente, funcional, durável e adaptável as mais diversas situações que pode potencializar definitivamente seus treinos de ciclismo caso seja usado com sabedoria e disciplina. Todo mundo aqui do Vida de Triatleta gostou muito de passar esses dias com ele  e o resultado foi unânime: aprovado com méritos.

DADOS TECNICOS