A ilha localizada no sul do estado de São Paulo havia recebido uma etapa XTERRA ela primeira vez no final de 2015. A expectativa para este ano era maior devido às agora conhecidas dificuldades: calor, vento, areia, mar revolto e muita velocidade.

Previsão do tempo era de calor intenso e logo no simpósio técnico já deu para sentir o clima de ansiedade entre os atletas participantes. Boa presença de profissionais e amadores de ponta. Com atletas estreando no XTERRA e outros vindo do asfalto para encarar a experiência off-road.

No sábado logo cedo os atletas do XTERRA Triathlon se alinharam para encarar o mar de Ilha Comprida. A experiência de 2015 fazia com que todos se concentrassem para encarar um mar revolto, mas dessa vez as condições não estavam tão adversas. Mesmo assim a batalha foi dura e suficiente para gerar um desgaste extra em alguns participantes. Surpresa boa: as atletas Vanessa Cabrini e Flávia Fernandes saindo primeiro da água, inclusive em relação aos homens. Apertando o passo, Raul Furtado liderava pelos homens, aproveitando a experiência do asfalto para abrir uma boa margem durante o trecho da bike. Pouco a pouco a elite XTERRA Triathlon foi tirando a diferença, com direito a escalonetas entres os participantes no trecho da praia em busca do líder, destaque para Diogo Malagon que conseguiu vencer Raul mesmo com uma diferença de 1min na saída do T2, conquistando a etapa. Entre as mulheres, Sabrina Gobbo protagonizou uma disputa acirrada com Cabrini nos metros finais, a campeã do circuito 2015 conseguiu virar o jogo e levar a 2ª colocação. Destaque para Flavia Fernandes, atleta do clube Pinheiros, que liderou de ponta a ponta a prova, utilizando toda sua experiência das competições de estrada para logo no seu primeiro XTERRA, sair campeã. “Meu primeiro XTERRA e começando com vitória, estou muito feliz e espero competir em outras etapas do ano!” afirmou a estreante.

Os pódios da categoria elite ficaram da seguinte maneira: no masculino, Malagon em 1º com o tempo de 2h05min29seg, Raul Furtado em 2º com 2h06min35seg e Felipe Moletta logo atrás com 2h08min04seg. No feminino, Flavia Fernandes em 1º com 2h22min01seg, Sabrina Gobbo em 2º com 2h27min27seg e Vanessa Cabrini em 3º com 2h27min52seg.

Circuito XTERRA 2016 começou quente e com certeza de boas disputas durante todo o ano, ranking neste momento é liderado por Laura Dias no feminino e Felipe Moletta no masculino.

O evento também contou com provas super disputadas no MTB e na Inédita modalidade MTB Contra Relógio. A noite foi iluminada pelo pessoal da Night Run que voou no circuito super rápido montado pela organização que teve tempos incríveis tanto nos 23,5km quanto nos 8,5km (mais informações sobre essas provas no nosso Race Report)

Próxima parada: etapa mundial Ilhabela/Brazil, dias 7 e 8 de maio.

Resultados completos, informações e inscrições em: www.xterrabrasil.com.br